quarta-feira, 23 de julho de 2008

Senta que la vem a historia...

Depois de 5 dias sem noticias chegamos ao chile e resolvemos contar tudo desde a ultima postagem, portanto, preparem-se.
Apesar do frio e da falta de ar em Potosi, decidimos ficar mais um dia para conhecer melhor a cidade e os pontos turisticos que pareciam muito interessantes. Nosso amigo Rodriguinho por falta de tempo decidiu continuar viagem seguindo para Uyuni.
Saimos entao pela cidade para decidir algo para fazer. Durante o dia tivemos sorte de pegar uma data comemorativa da cidade, festa de sao bartolomeu, padroeiro de Potosi.

Dentre 3 opcoes que eram: Casa da Moeda, Minas de Plata e Lagunas Calientes, escolhemos as lagunas calientes.
A casa da moeda conta a historia da economia e cunhagem de moedas da bolivia e era uma construcao muito interessante, mas devido a dificuldade do horario decidimos pular. A mina parecia interessante, mas era literalmente para ingles ver. Detalhe: Na mina voce pode comprar dinamite e explodir coisas.
As lagunas calientes (que escolhemos) sao lagos de aguas termicas aquecidas a atividade vulcanica e torna a paisagem muito linda. Porem a viagem foi dramatica. Na ida voce pega uma mini van com 20 bolivianos, um pedaco de pernil raspando na perna do joao (macarrao) e 3 criancas catarrentas. Do nada a van para e te larga no meio do nada e o motorista te manda subir uma montanha nada amigavel. Ja da ate pra imaginar a falta de ar nisso. A paisagem e a vista compensaram todo o esforço.

A volta, porem, foi dramatica. Ficamos horas no meio da estrada esperando uma boa alma que nos desse carona (PAGA) ou mesmo um onibus sem estar entulhado de boliviano (o povo que gosta de um transporte publico).
Depois de muito esforço dormimos um pouco pelo cansaço para aproveitar a noite. Queriamos testar a teoria de que ficamos borachos mais facil devido a altitude (4.300 m). Mas a noite foi meio estranha, conseguimos um PUB com uma dupla sertaneja boliviana (que tocava musicas brasileiras) e um concurso de Mister Potosi 2008 que era de Fisiculturismo feminino e masculino.
Apesar de dormir as 4 da manha, acordamos cedo e pegamos um onibus para Uyuni. A viagem foi bem tranquila, paisagem incrivel e para a alegria de todos vimos as primeiras llamas (a maioria era Alpaca, mas pra turista tudo e igual).
Ao chegar em Uyuni ja fomos abordados por varios guias que ofereciam a travessia do deserto de sal. A cidade de Uyuni e um buraco gigante que parece Novalmeida (ES), chao de terra, altos perros, suja e muito muito muito fria. Ficamos em um albergue meia bomba mas so pra encostar o esqueleto.

Depois de fazer uma boca em um restaurante da cidade, a base de carne de llama (para as bocas de Joao e Lipe) ficamos prontos para 3 dias sem banho, sem escovar dente, sem calor e sem energia.

Zarpamos para uma das regioes mais inospitas da terra, o Salar de Uyuni. Subimos em um 4x4 aceitavel, modelo 1970. Nas estradas, o nosso guia e motorista (Walter) segurou as pontas bem. Na verdade a estrada na maoria da viagem era apenas uma formalidade, ou seja, uma direçao a se seguir no meio do nada. No primeiro dia da viagem pelo salar conhecemos o cemiterio de trem que e um lugar onde deixaram os antigos trens a vapor que eram utilizados para transporte de minerio e metais preciosos e que devido a modernizacao foram substituidos e deixados la.

Seguimos entao para o famoso salar, o maior deserto de sal (coca) do mundo.

O salar foi uma formacao ocorrida pela evaporacao de um lago de agua salgada que depositou uma enorme quantidade de sal nas montanhas (10.000 kilometros quadrados por 14 metros de profundidade). Apos uma curta visita a uma feira de artezanatos onde tudo e feito de sal (inclusive casas, mesas, pessoas, carros, llamas) fizemos uma compra de artezanatos coincidentemente feitos de sal que levaremos para todos voces (ou nao).
Seguimos entao para o primeiro hotel de sal contruido onde tiramos umas fotos de um jeito meio espiao. Tem que pagar pra tirar foto de qualquer coisa.

Apos percorrer mais chao, chegamos a uma ilha de cactus gigantes chamada ISLA INCAHUASI no meio do mar de sal. Almocamos no meio da ilha carne de llama com arroz de astronauta, de llama (Comi bem viu Aline, ass. Branco), salada de llama e coca-cola de llama. Depois de muitas fotos e montagens bizarras, seguimos direto para o primeiro albergue. De inicio a cidade parecia fantasma e depois confirmamos que realmente era. Dormimos de forma bem simples mas com boas comidas e shows de criancas que chegavam a cada momento para tocar musicas locais. O pessoal bem amigavel e prestativo, sempre nos deixando confortaveis e bem alimentados. No dia seguinte seguimos bem cedo, por volta de 8 da manha.
Seguimos para um vulcao ativo (em teoria, so soltava uma fumaça) deixando pra traz o salar e depois fomos a primeira lagoa da viagem, a primeira lagoa congelada que rendeu muitas fotos.

Andamos bastante dentro do 4x4 lotado de poeira atravez de paisagens incriveis e muitos desertos ate parar em um lugar para almoçar ao lado da estrada e em meio as pedras. No segundo dia de viagem conhecemos muitas lagoas, na maioria congeladas, algumas com varios animais selvagens como flamingos, llamas, biscates (joao quase pegou uma), um tipo de coelho da bolivia.

(Biscate)

Depois de toda aventura seguimos para dentro de um parque nacional onde dormiriamos.

No terceiro dia de viagem acordamos as 4 da manha em meio a um frio de -10 graus. Roupa nenhuma era suficiente para impedir o bati queixo. Depois de esperar algum tempo para descongelar a gasolina seguimos para conhecer os geisers a 5100 metros de altitude.

O sofrimento foi duro, quase perdemos os dedos dos pes e os labios ja trocaram de pele mais que cobra. Mas o passeio foi super interessante. Ate entao todo mundo so tinha visto geiser no pica-pau.
Depois de algum tempo e muitas fotos seguimos para as piscinas termicas. O lugar lotado de turistas de todo o mundo e um lanche caprichado. A agua quente tambem (+-25ºC) ajudou a descongelar nossos pes e maos. Por ultimo passamos pela laguna verde onde o gelo do lago era tao espesso que dava para patinar em cima.

Seguimos entao para a fronteira onde carimbamos nosso passaporte de saida da bolivia e tivemos que despedir de alguns amigos de viagem.

Pegamos um onibus com motorista bem humorado e fomos para San Pedro de Atacama ja no Chile.
A mundaça de pais e extremamente perceptivel. Nao se tem mais vendedores pulando dentro dos onibus vendendo pollo, as avenidas sao asfaltadas e bem sinalizadas (ate saida de emergencia), o clima muda, e descemos de 5000m de altitude para 2000+-.
Para ingressar no chile tivemos que passar por muitos focinhos de cachorro e fiscalizacao de mochila. A mochila e praticamente depenada na fronteira.
Ja em San Pedro tudo e bem rustico mas tudo bem cuidado como em Milho Verde. A cidade e bem turistica e os preços salgados. Decidimos assim apenas almoçar na cidade e seguir direto para Calama. A viagem foi bem tranquila. Depois de uma semana vimos o primeiro onibus com banheiro, assentos confortaveis e sem super lotaçao. O sotaque dos chilenos e um pouco mais dificil de entender pela velocidade que falam mas nosso espanol esta cada vez mejor.
Ja em Calama encontramos um lugar aconchegante para dormir depois uma longa procura. A bolivia nos deixou mal acostumados com os preços. Aqui nao somos mais tao ricos. Nosso dinheiro vale igual no brasil, ou seja, nada. Hoje procuramos um onibus para sair daqui, mas o unico horario que encontramos foi as 10 da noite (por isso tanto tempo para escrever). Ja estamos combinando com nosso amigo Rodriguinho de encontrar logo em Cuzco e agregamos 2 amigos para ir com a gente: o Helinton (Crock ou Carlitos) la do Pantanal e o Stuart (Stu ou Louro-Jose) de Liverpool. Chegaremos cedo amanha em Arica e procuraremos o jeito mais rapido de atravessar para o Peru e seguir para Arequipa onde postaremos novamente.
No mais esta tudo certo, pais maes e caes estamos vivos e muito bem. Tentaremos nao ficar tanto tempo sem contato com o mundo externo.

PS(1): A assinatura do post nao quer dizer que foi a pessoa que escreveu. Todos ate agora foram escritos com nos 3 juntos, portanto quando comentarem tentem dirigir a todos porque o resto fica com ciume hehe.

PS(2): O apelido Macarrao de Joao foi inventado pelo Crock, vulgo Carlitos. Quando ele inventou foi so pela rima, mas depois disse que foi pela silhueta.

PS(3): Rô, valeu pela musica, aqui todo mundo pede pra tocar musica brasileira, ja que estamos acompanhados de um violao. Os pantaneiros aqui ja conheciam e adoraram.

PS(4): Piru, so te falo uma coisa. Ta perdendo, nos voltamos agora so domingo. UHAHAH

PS(5): Rodriguin, nos estamos sem contato com o mundo digital, portanto nao tinha jeito de ver seu blog uhaha. Se vc conseguiu internet no salar vc e ninja.

PS(6): Nanos, ja demo o ziguibiu em potosi, quando tivermos net rapida vai parar no youtube.

PS(7): As fotos do ultimo post estao atualizadas.